I Curso Latino-Americano On-line de Introdução ao IHE Integrating the Healthcare Enterprise

O INSTITUTO HL7 BRASIL, realizará no dia 07 de setembro de 2014, através da modalidade de Ensino à Distância o I Curso de Introdução ao IHE (Integrating the Healthcare Enterprise).

Este curso conta com o apoio do HIMSSS LATAM, SBIS e do Grupo de Trabalho para a Criação do IHE Brasil (Towards IHE Brasil)

INFORMAÇÕES GERAIS   |   PÚBLICO ALVO   |   DATA E DURAÇÃO   |   METODOLOGIA   |   PROGRAMA   |   INVESTIMENTO

clique

PROGRAMA EN ESPANHOL


INFORMAÇÕES GERAIS

home

A boa integração entre sistemas de informação de saúde é essencial para uma crescente qualidade dos serviços. O aumento da demanda e da própria oferta exige, pela sua complexidade, um esforço de harmonização. Isso é reconhecido por fornecedores, instituições de saúde, autoridades e utentes.

A comunidade IHE promove a integração de sistemas de informação na saúde, entre vendedores, utilizadores e associações do setor.

IHE é uma organização com o objetivo de resolver desafios de interoperabilidade e integração na saúde de uma forma pragmática, ao identificar normas existentes e maduras. O ADN do IHE é uma forte colaboração entre as comunidades de utilizadores (informáticos de saúde, pessoal clínico) e a indústria: O primeiro grupo define os desafios e as prioridades; o segundo grupo define as soluções e providencia a implementação dessas soluções.

O grupo IHE segue um processo ágil e orientado aos resultados, que garante implementações demonstráveis em 18 meses após a definição dos casos de trabalho.

O IHE tem um registo comprovado de soluções implementáveis em diferentes domínios (a nível de cada departamento, hospital, ou a nível inter-hospitalar) e tem emergido como a norma de facto para partilha de informação entre provedores de serviços de saúde

O Curso é realizado em plataforma LMC.

PÚBLICO ALVO

home

Profissionais e estudantes da área de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, etc.) e de informática, bioinformáticos, participantes de projetos de informatização em saúde e outros que tenham interesse no desenvolvimento de sistemas de informação em saúde alinhados com a evolução clínica e de acordo com a determinação do Ministério da Saúde do Brasil.

DATA E DURAÇÃO

home

  • 07 a 17 de Setembro de 2014

METODOLOGIA

home

O curso é ministrado inteiramente através de um site de apoio na Web que contém vídeo-aulas gravadas, cópias dos slides utilizados nas aulas, referências e material de leitura, softwares para download, fórum de interação, chat de texto e plataforma de vídeoconferência, trabalhos e exercícios práticos, enquetes, questionários, etc., bem como um fórum para resolução de dúvidas durante o Curso.

Além disso, serão realizadas sessões interativas síncronas de videochat, através da plataforma de videoconferência, com participação opcional, entre os estudantes, tutores e professores do curso, em pontos pré-determinados do programa do curso, com o objetivo de discutir dúvidas, debater pontos de interesse, e, eventualmente, apresentar palestras virtuais em tempo real por convidados.

O aluno pode acessar todo esse material de forma inteiramente assíncrona (isto é, independente de data e hora), de acordo com sua própria disponibilidade de tempo.

O curso consta de 5 módulos de aprendizado, que são liberados semanalmente para estudo. Os módulos já liberados ficam disponíveis e abertos até o final do curso.

Além disso, o participante terá acesso livre adicional por 14 dias após o término do curso, e poderá descarregar alguns materiais para seu uso individual, para estudo off-line.

Sistema proTICS: os alunos aprovados no curso poderão solicitar a pontuação relativa à Educação Profissional da SBIS, inclusive para fins de revalidação doCertificado Profissional de TICs em Saúde. (www.sbis.org.br/protics)

PROGRAMA

home

IHE Introdução IHE – Connectathon
Como IHE colabora IHE – Demonstração
Beneficios de IHE Tendência mundial de uso de IHE
IHE para os clínicos Especificações dos perfis IHE
IHE para os Profissionais de TI Perfil PIX
IHE para os Gestores de Saúde Padrões usados – 2 perfis
IHE – Redução de custos Perfil XDS – Intercâmbio de documentos
IHE – Origem e evolução Aproximação a uma Historia clínica compartilhada
IHE – Lições aprendidas no início Cross-Enterprise Document Sharing
IHE – Organização Atores
IHE – Estrutura Documentos
IHE – Membros Principios que se baseia
IHE – Organização de Domínios Estado de um documento
IHE – Processo de Adoção Uso de XDS para compartilhar documentos
Primeiro passo: Identificação do problema O projeto European Patient – Smart Open Services (epSOS)
Segundo passo: definir o perfil de implementação Objetivo
Terceiro passo: Connectathon Padrões IHE escolhidos
Quarto passo: Publicação Uso de XDS – Metadatos de documentos
IHE – Processo de adoção – Tempos Valores codificados
IHE – Perfis de implementação Conclusões

FICHA TÉCNICA

home

renato-sabbatini

Dr. Renato Marcos Endrizzi Sabbatini, PhD, CPHIMSS
Professor, pesquisador, desenvolvedor, formado em Biomedicina, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, Doutorado e Pós-doutorado na Alemanha em Neurofisiologia, Professor da faculdade da UNICAMP (Faculdade de Ciencias Médicas) Diretor do Núcleo de Informática Biomédica (NIB),Presidente do Instituto Edumed e Coordenador do Centro Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (ciTICS) e Secretário Geral do HL7 Brasil

 

mariva-abrahaoDr. Marivan Santiago Abrahão, MD, MSc
Médico – Clinica Geral e Nefrologia. Especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Consultor em Gestão de Sistemas de Informação e de Informática em Saúde, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde. Professor de Pós-Graduação em Informática em Saúde do NIEn UNIFESP. Diretor da Avesta – Consultoria em Informação e Informática em Saúde. Presidente do Instituto HL7 Brasil

 

Diego_2

Diego Kaminker
Affiliate Director – HL7 International Board of Directors
Columbia University HIT Certificate Program
Education Work Group, co-chair – HL7 International
E-Learning Course, Coordinator – HL7 International
Project Manager – Kern-IT SRL

 

Semina2

Fernando Campos
Licenciado en Sistemas, Magister en Dirección Estratégica en Ingeniería de Software y Profesor Asistente en el Instituto Universitario de la Escuela de Medicina del Hospital Italiano.
Presidente HL7 Argentina, Jefe del Area de Ingeniería de Software del Hospital Italiano, Coordinador y referente técnico de los cursos online de HL7 International y miembro del grupo de educación de HL7 Internacional. CHAIR – HL7 Argentina

 

MARCELO

Dr. Marcelo Rodrigues dos Santos
Doutor em Ciência da Informação pela UFMG, matemático e mestre em administração de empresas . Consultor de Sistemas de Informação no projeto de Registro Eletrônico de Saúde (RES) da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA/BH). Consultor da Organização Panamericana de Saúde (OPAS). Membro da CEEI – Saúde da ABNT e ISO. Professor de Informática em Saúde Universidade FUMEC, Minas Gerais.

 

 

Coordenador Geral:

Dr. Marivan Santiago Abrahão
Presidente, Instituto HL7 Brasil

Coordenador Técnico:
Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini
Secretário Geral, Instituto HL7 Brasil
Presidente, Instituto Edumed, HIT Education 

 INVESTIMENTO

(Na tela de pagamento, clicar em “Mercado Pago” para liberar o pagamento com cartão)

home

Observações:

  • As empresas não associadas que inscreverem 2 ou mais alunos, pagaram o preço de associado HL7/SBIS/HIMSS LATAM/HL7  AFILIADOS
  • Os membros do Grupo de Trabalho para a Criação do IHE Brasil (Towards IHE Brasil) pagaram preço de associado
  • O pagamento é realizado pelos sistema MercadoPago Brasil
  •  Cartões de crédito: parcelamento em até 12 vezes;
  • Boleto bancário: imprima e pague no banco mais próximo, ou digite o código de barras em seu internet banking;

 

PARA DÚVIDAS E ORIENTAÇÕES : chair@hl7.org.br ou ligue para +55-11-99487-1000

 

APOIO

logoabcis_redim sbis-logoFolks    IHE-brasil