VII CURSO ON-LINE DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL em openEHR

 (1ª Edição 2017 em Português)

 

‘Com certificado para os aprovados’

INSTITUTO HL7 BRASIL, realizará o VII CURSO ON-LINE DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL EM openEHR (1ª Edição 2017 em Português).

O curso compõe-se de seis módulos teórico-prático, voltado para a discussão dos aspectos operacionais do uso, da implantação e do desenvolvimento do OpenEHR e tem como objetivo introduzir os conceitos fundamentais do modelo openEHR (open Electronic Health Record) de arquitetura e conteúdo de registros eletrônicos de saúde, e seus componentes, e dar noções de como pode ser utilizado para implementar sistemas de registro eletrônico de saúde, tais como prontuários eletrônicos do paciente.

home

INFORMAÇÕES GERAIS:

O objetivo deste curso é apresentar os conceitos de interoperabilidade em sistemas de informações eletrônicas no campo da saúde. Entre os tópicos do curso se incluem:

  • Conceitos chave em padrões de interoperabilidade em sistemas de informação em saúde, especialmente quanto a registros eletrônicos baseado nos arquétipos openEHR.
  • Como criar sistemas integrados e interoperáveis de informações em saúde, que sejam compatíveis com os padrão de arquétipos do opeEHR.
  • Utilizar as princiapais ferramentas de modelagem e o repositório de conhecimento clinico

 

 

Desenvolvimento :  

Edumed

 

Apoio:

Logo HL7 Brasil Oficial       Avesta     

home

PÚBLICO ALVO

Profissionais e estudantes da área de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapI_Curso_OnLine_de_Capacitacao_em_openEHR_img_0eutas, nutricionistas, etc.) e de informática, participantes de projetos de informatização em saúde e outros que tenham interesse no desenvolvimento de sistemas de informação em saúde alinhados com a evolução clínica e de acordo com as determinações para o uso de padrões pelo Ministério da Saúde do Brasil.

Para saber como funciona um Curso de Ensino a distância – CLIQUE AQUI

 

DATA E DURAÇÃO

  • A carga horária é de 16 horas, a serem completadas em 6 semanas. As aulas são gravadas, e podem ser assistidas sob demanda (quando o aluno quiser ou puder)

  • Início       : 24 de Abril de 2017 

home

Programa Didático

Introdução aos Padrões de Informação em Saúde

  • A importância da informação para o profissional de saúde
  • A informática na saúde e a evolução do conhecimento clínico
  • O que é um SRES, caracteristicas, compartilhamento e interoperabilidade
  • Introdução aos padrões de informação em saúde
  • Terminologias e ontologias (CID10, SNOMED, UMLS)
  • Padrões de interoperabilidade. O HL7 e padrões correlatos
  • Padrões de arquitetura de SRES
  • A Portaria de padrões do MS

Introdução ao Padrão openEHR

  • Níveis de Interoperabilidade de SRES
  • Padrões de interoperabilidade semântica: o ISO 13606
  • Evolução para o openEHR
  • O modelo dual do openEHR
  • Arquétipos e templates
  • Modelos de desenvolvimento de SRES baseados no openEHR
  • Gestão do conhecimento em openEHR

Desenvolvimento e Gestão de Modelos Clínicos openEHR

  • Ferramentas de desenvolvimento e modelagem de conhecimento clínico
  • Como usar o Archetype Editor
  • Como usar o Template Designer
  • Como usar o Clinical Knowledge Manager (CKM)
  • Exemplos de arquétipos e templates
  • Processos de publicação de arquétipos no CKM
  • ADL (Archetype Description Language) 1.5 e o ADL Workbench
  • Integrando terminologias aos arquétipos e templates.

 

home

METODOLOGIA

 

Metodologia de Ensino e Aprendizado

O curso é ministrado inteiramente através de um site de apoio na Web que contém vídeo-aulas gravadas, cópias dos slides utilizados nas aulas, referências e material de leitura, softwares para download, fórum de interação, chat de texto e plataforma de videoconferência, trabalhos e exercícios práticos, enquetes, questionários, etc., bem como um fórum para resolução de dúvidas durante o Curso.

Além disso, serão realizadas até três sessões interativas síncronas de videochat, através da plataforma de videoconferência, com participação opcional, entre os estudantes, tutores e professores do curso, em pontos pré-determinados do programa do curso, com o objetivo de discutir dúvidas, debater pontos de interesse, e, eventualmente, apresentar palestras virtuais em tempo real por convidados.

O aluno pode acessar todo esse material de forma inteiramente assíncrona (isto é, independente de data e hora), de acordo com sua própria disponibilidade de tempo.

O curso consta de 6 módulos de aprendizado, que são liberados semanalmente para estudo. Os módulos já liberados ficam disponíveis e abertos até o final do curso.

Além disso, o participante terá acesso livre adicional por 14 dias após o término do curso, e poderá descarregar alguns materiais para seu uso individual, para estudo off-line.

 

Avaliação do Aprendizado

A avaliação do aprendizado individual do aluno é realizado através de seu desempenho nos seguintes itens:

  1. Notas obtidas nos questionários objetivos de avaliação do aprendizado (um por módulo, peso de 50%)
  2. Notas obtidas na avaliação dos trabalhos práticos individuais entregues (um por módulo, peso de 50%)
  3. Pontos adicionais (bônus) atribuídos pela sua participação nos fóruns de discussão (até um máximo de 2 pontos)

Será considerado aprovado o aluno que obtiver uma nota mínima de 7 (sete) e tiver acessado todas as aulas e materiais do curso, de acordo com o monitor de estatísticas de acesso do site.

 

Assista a uma típica aula de nossos cursos….

Copyright © Instituto HL7 Brasil – 2016. Todos os direitos reservados.

 

 

home

CERTIFICAÇÃO

Os participantes aprovados receberão um certificado de conclusão do Instituto HL7 Brasil.

home

 

 MEIOS DE PAGAMENTO:

  • Cartões de Débito e Crédito PagSeguro UOL
  • Depósito em Conta
  • Boletos Bancários pelo PagSeguro UOL e IBoletos

 

pagseguro-12X     logo_iboleto



INVESTIMENTO:

 


VALOR PROMOCIONAL : 
R$ 400,00 para Estudantes/ Associados HL7 /SBIS








Empresas não associadas que inscreverem grupos de 2 alunos pagarão preço de associado HL7.

  • Enviar e-mail para cursos@hl7.org.br com nome dos participantes e em anexo comprovante das inscrições gerados pelo sistema.


INSCRIÇÃO:

Inscrições podem ser parceladas no cartão de crédito e em até duas vezes no boleto!

Aproveite e aprimore-se em padrões de interoperabilidade!

  1. Ao selecionar o tipo de inscrição, você será redirecionado ao sistema de pagamentos.
  2. O usuário e senha de acesso ao ambiente de aprendizagem será enviado até 48 horas antes da abertura do curso.
  3. Pagamentos por boleto, transferências ou notas de empenho, após a secretaria acadêmica ter recebido os comprovantes, a confirmação ocorrerá em até 48 horas.
  4. É muito importante assegurar-se que o e-mail utilizado está correto e que você tenha acesso a ele.
  5. Em caso de desistência, após o aluno ter acessado ao menos uma vez o site do curso, o valor pago não será devolvido. Em caso de desistência antes do curso começar, o valor pago será devolvido, com uma taxa de 20% de custos administrativos e taxas de cobrança

 

Leia atentamente o regulamento de participação em cursos do Instituto HL7.  Ao comprar o curso você automaticamente aceita os regulamentos.

FICHA TÉCNICA:

Foto-JussaraDra. Jussara Macedo Pinho Rötzsch, MD

Médica, Mestre em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Diretora da Fundação OpenEHR, Membro do Programa de Conteúdos Clínicos e do Programa de Localização da Fundação OpenEHR. Coordenadora líder em gestão de arquétipos da SBIS. Membro do Grupo Executivo do Projeto de e-saúde brasileiro, sendo coordenadora do grupo de trabalho de serviços, sistemas e interoperabilidade.

Renato_ME_Sabbatini_HL7 Dr. Renato Marcos Endrizzi Sabbatini, PhD

Biomédico, doutor pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, e professor adjunto aposentado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde fundou e dirigiu por 20 anos o Núcleo de Informática Biomédica e foi chefe da área de Informática Biomédica e Bioestatística da Faculdade de Ciências Biomédicas. Foi também fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, tendo sido seu Diretor de Educação e Formação Profissional. Fundador e presidente do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde. Atualmente é Secretário Geral do Instituto HL7 Brasil e coordenador do Grupo de Interesse de Educação.

Foto-MarivanDr. Marivan Santiago Abrahão, MD, MSc
Médico formado pela Universidade Federal Fluminense (1982), graduação em Análise e Gestão de Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, Clínico Geral, Professor da Fundação Armando Álvares Penteado. Presidente do Instituto HL7 Brasil Brasil. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Informática Médica, Nefrologia, Sistemas de Informação, Clinica Medica e Saúde Pública. Fundador e presidente do Instituto HL7 Brasil.

Coordenador Geral

Dr. Marivan Santiago Abrahão, MD, MSc
Presidente, Instituto HL7 Brasil

Coordenador Técnico

Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini, PhD
Vice-Presidente, Instituto HL7 Brasil – Presidente, Instituto Edumed, HIT Education

Coordenador Científico

Dra. Jussara Macedo Pinho Rötzsch, MD


Tutores:

hl7_luiz_bx Luiz Virginio Junior – Bacharel em Informática Biomédica, USP. Prof.  Instituto Edumed

 

home

DIVERSOS

Para saber o que alunos disseram sobre os Cursos de OpenEHR anteriores – CLIQUE AQUI

 

Não é associado ao HL7 Brasil? 

Conheça os benefícios de se tornar um membro do HL7 Brasil

 

Apoio:



openEHR-log-grande
hl7logo-edumed-pq1a         

Copyright 2016 Instituto HL7 Brasil