O Health Level 7 International (HL7) e o Integrating the Healthcare Enterprise (IHE) renovaram o seu acordo de cooperação para avanço na meta de interoperabilidade de sistemas de informações de saúde.

Em uma declaração conjunta de entendimentos, o IHE e o HL7 concordaram em trocar informações e coordenar agendas e projetos para acelerar o desenvolvimento e adoção do padrão HL7 FHIR (Fast Healthcare Interoperability Resources).

“Estas duas organizações têm atuado em papéis complementares ao longo de mais de 15 anos e são essenciais para o avanço da interoperabilidade de sistemas de informações em saúde”.

Michael McCoy, MD, VP do Conselho do IHE International, se pronunciou a respeito em um comunicado:

“O HL7 é a desenvolvedora líder de padrões de TI para a saúde e o IHE colocou em prática um processo para ajudar a impulsionar a adoção de padrões pela indústria de TI na saúde.”

“Nós reconhecemos a necessidade de maior clareza sobre os papéis do HL7 e do IHE para a comunidade e o mercado”.

Os comitês e os participantes do IHE fornecem frequentes feedbacks baseado em implementações e testes através dos perfis IHE, apresentando estas experiências para os grupos de trabalho do HL7.

O HL7 e o IHE colaboram em eventos de testes e em consultas públicas. Além disso, muitas partes interessadas em TI na saúde participam de ambas as organizações.

Em nota, o CEO da HL7 Internacional, Charles Jaffe, MD, disse:

“Com o desenvolvimento do FHIR, o HL7 introduziu novos processos que podem parecer que sobreponham o IHE. Portanto, vamos procurar esclarecer como cada organização usa os termos Perfil e Connectathon, e o mais importante, os respectivos papéis que nossas organizações tem. “

 

O IHE vai continuar trabalhando na identificação de casos de usos clínicos e operacionais específicos para interoperabilidade, documentando a implementação através das normas existentes.

A organização irá incorporar padrões de muitas organizações diferentes, incluindo o HL7, W3C, DICOM, CDISC, IEEE e outros.

Como uma especificação de plataforma, o HL7 FHIR é usado em muitos contextos diferentes na área da saúde.

Os recursos FHIR adaptam o padrão para usos em localizações específicas, definindo os elementos dos recursos e as extensões, os recursos de API, terminologias e regras de conformidade para guias de implementação específicas (IGs – Implementation Guides).

O HL7 pretende que as comunidades e os implementadores, incluindo o IHE, usem a especificação da plataforma FHIR para criar outros IGs para o FHIR.

Os comités do IHE publicaram diversos perfis que fazem referência ao FHIR, como o IHE Mobile Access to Health Documents (MHD) que amplia a troca de informações de saúde para plataformas móveis.

O perfil MHD baseia-se no IHE Cross-Enterprise Document Sharing (XDS) que é amplamente adotado para o compartilhamento e troca de documentos clínicos (estes documentos são baseados no HL7 Clinical Document Architecture (CDA)).

Para promover a rápida evolução e adoção do FHIR, os Connectathons HL7 FHIR avaliam a disponibilidade dos recursos FHIR, perfis e IGs, entre as diferentes e múltiplas partes interessadas.

Uma inovação chave do padrão FHIR, são os rápidos ciclos de desenvolvimento, e os FHIR Connectathons, que são pré-requisito para os recursos e IGs, progredindo assim o Modelo de Maturidade do FHIR.

“Desde 1999 os IHE Connectathons fornecem testes supervisionados (peer-to-peer), para sistemas de diferentes fornecedores, para validar se atendem os requisitos dos perfis IHE, com objetivo de acelerar a adoção dos padrões de interoperabilidade em sistemas de TI em saúde”. (Nota para imprensa, por ambas as organizações)

 

Para enfrentar o desafio dos rápidos ciclos de publicação e revisão do FHIR, ambas as organizações estão evoluindo a coordenação das guias e disponibilizando planos para o lançamento de perfis IHE que façam referência a última versão disponível do FHIR para testes no IHE Connectathon.

O HL7 e o IHE também concordaram em buscar oportunidades para promover conjuntamente a educação e a adoção dos padrões de interoperabilidade para a comunidade de TI de saúde em eventos do setor.

 

June 21, 2016 Heather Landi (traduzido)