O que é o HL7?      |      Missão      |      HL7 no Brasil      |      Instituto HL7 Brasil      |      Estatuto

Health Level Seven – HL7 é uma das diversas Organizações Desenvolvedoras de “Standards” (Padrões) certificadas pelo ANSI operando na área de saúde.Muitas organizações produzem standards (muitas vezes chamados de especificações, protocolos ou padrões) para uma área específica da saúde como farmácia, equipamentos médicos, imagens e transações de seguradoras. O Health Level Seven é específico para dados clínicos e administrativos.

Como outras organizações ligadas ao ANSI, Health Level Seven é uma organização voluntária sem fins lucrativos. Seus membros – desenvolvedores, vendedores, consultores, organismos governamentais e outros que possuem algum interesse no desenvolvimento e aperfeiçoamento de protocolos clínicos e administrativos para a saúde – realizam o desenvolvimento de suas normas. O HL7 possui uma base extremamente bem definida em procedimentos gerados a partir de consensos, transparência e equilíbrio de interesses.

Um engano comum referente ao HL7 é que ele desenvolve softwares. Na verdade, HL7 desenvolve especificações, que são utilizadas amplamente para permitir a troca de informações entre aplicativos médicos, integrando informações clínicas e administrativas.

Os membros do Health Level Seven são conhecidos como um Grupo de Trabalho, que são organizados em comitês técnicos e grupos de interesses especiais. Os comitês técnicos são diretamente responsáveis pelos protocolos.

Grupos de interesses especiais servem como campos de testes para explorar novas áreas que possam ser cobertas pelas especificações do HL7.

O que quer dizer HL7?

O “Level Seven” se refere ao mais alto nível do modelo de comunicação do International Standards Organization (ISO) para o Open Systems Interconnection (OSI) – o nível de utilização. O nível de utilização gera endereçamentos para os dados a serem trocados, o tempo para o intercambio e a comunicação de certos erros para o aplicativo. O sétimo nível suporta funções como checagem de segurança, identificação de usuários, checagem de disponibilidades, mecanismos de negociação de trocas, e mais importante, estrutura de intercambio de informações.

Porquê HL7?

Existe um série de protocolos desenvolvidos para a área de saúde ao redor do mundo. Por que, então, escolher HL7? Porque o HL7 é singular no seu foco de criar uma interface que compreenda todas as especificações necessárias em uma organização de saúde, enquanto que outros grupos se dedicam a um departamento em particular. Mais ainda, HL7 desenvolve uma série de protocolos que são rapidamente implementados e com alta responsividade e responsabilidade por seus membros. O grupo possui competência para a utilização dos protocolos em sistemas já desenvolvidos em Hospitais ou departamentos, muitos dos quais com sistemas já consolidados.

Enquanto o HL7 se dedica no cumprimento de suas necessidades, o grupo continua dedicando seus esforços para garantir o crescimento de suas atividades nos EUA e ao redor do mundo. Argentina, Austrália, Canadá, China, República Tcheca, Finlândia, Alemanha, Índia, Japão, Koréia, Lituania, Holanda, Nova Zelândia, África do Sul, Suíça, Taiwan, Turquia, Inglaterra e Brasil são partes da iniciativa do HL7. Além do mais, HL7 é um American National Standards Institute (ANSI) e uma OrganizaçãoDesenvolvedora de Padrões. O HL7 se esforça em identificar e auxiliar os diversos anseios de cada um de seus membros: usuários, vendedores e consultores. Ciente de suas necessidades, anseios, prioridades e interesses, HL7 apóia todos os grupos que realizam importantes contribuições para a qualidade da organização. A estrutura do comitê, votação balanceada e uma política aberta de filiação assegura todos os requisitos necessários de uniformidade e equidade, com qualidade e consistência.

Como o HL7 é organizado?

A organização é gerenciada por um corpo de diretores, compreendendo representantes dos Comitês Técnicos e Grupos de Interesse Especial. Cada Comitê possui um ou dois responsáveis, com poder de voto para os itens relacionados ao protocolo..Os membros do HL7 são encorajados a participar de todos estes comitês.

associe-se-hl7-brasil