hl7_banner

Bem vindos ao HL7™ Brasil

 “Um futuro de oportunidades”

Participante ativo da HL7 International, o HL7™ Brasil vem desenvolvendo ao longo dos anos, uma série de atividades e cursos para a promoção, capacitação e implementação do padrão HL7™ pelos fabricantes de dispositivos e empresas de software no Brasil.

A instituição americana desenvolve padrões para a interoperabilidade de dados para área da saúde e tem seu nome pelo fato de atuar na sétima camada do modelo ISO-OSI.

Tem como responsabilidade promover e prover padrões relacionados com a troca, integração, compartilhamento e recuperação de informações eletrônicas, para apoio da prática médica e administrativa, bem como a profissionalização e especialização dos profissionais ligados à área ou interessados no tema.

Segundo o Presidente do HL7™ Brasil, Dr. Marivan Abrahão, com uma maior participação de fornecedores de equipamentos e sistemas, laboratórios, hospitais, centros de medicina diagnóstica por imagem e órgãos e entidades de governo, estes terão acesso aos padrões mais atuais e serão capazes de fornecerem nativamente as facilidades que só o padrão HL7™ permite.

O HL7™ Brasil oferece ao mercado brasileiro diversos cursos e formações profissionais em Interoperabilidade e no padrão HL7™, de modo a garantir a correta adesão às normas HL7™ e permitir a interoperabilidade com outros sistemas bem como a especialização da mão-de-obra em TICS.

“O HL7™ Brasil está em fase de divulgação e captação de novos membros para expandir sua participação dentro do ecossistema de saúde”, explica o Dr. Marivan, que reforça: “Atuamos desde 2007 no Brasil e o padrão foi adotado em 2011 através da Portaria 2073/2011-MS, como o padrão para troca de mensagens e informações entre sistemas de registro eletrônico em saúde a ser seguido pela industria da saúde, também no Brasil”

O HL7™ Brasil oferece diversos benefícios aos seus associados como desconto em eventos, congressos e cursos, acesso a documentos e áreas restritas dos websites da HL7™ International e HL7™ Brasil, dentre outros. Conheça os planos de associação ao HL7™ Brasil e venha fazer parte desta comunidade global que está presente em mais de 65 países e implementado em milhares de equipamentos e sistemas.

Ainda segundo o Dr. Marivan, na área de saúde, informações de altíssima qualidade são geradas por equipamentos sofisticados, anexados a relatórios médicos e todas essas informações são então transformadas em papel, ou mesmo armazenadas em computadores de forma isolada.

“O compartilhamento e a troca destas informações é que permitirá a melhoria na qualidade dos serviços de saúde e redução de custos”, complementa.

Na avaliação do time de especialistas do HL7™ Brasil, a interoperabilidade ainda é incipiente no Brasil, os sistemas atuais são proprietários e poucos interagem com outras soluções.

Diversas ações e estudos estão em curso e o HL7™ promete ser amplamente implementado, gerando assim inúmeras facilidades para as unidades de saúde que o tenham implementado em seus sistemas e equipamentos.

“É preciso muito trabalho para que possamos garantir um mínimo de interoperabilidade. Esperamos que em curtíssimo prazo, empresas, hospitais e o governo possam exigir a padronização em seus fornecedores, garantindo assim a possibilidade de interoperabilidade, além do reaproveitamento de soluções e serviços que já estejam implantados. Um exemplo é os EUA onde desde o MU-1 (Lei Hitech) exige a troca de informações entre fontes pagadoras, laboratórios e unidades hospitalares [….]”

O Instituto HL7™ Brasil disponibiliza duas edições anuais de cursos sobre padrões de interoperabilidade, sendo uma formação completa em HL7™  que cobre todas as famílias de padrões HL7™ como V2, V3, CDA™, FHIR™.

Este é um curso oficial e autorizado pela HL7™ International a ser ministrado no Brasil pelo Instituto HL7™ Brasil. Tem como diferenciais o idioma português-br e foi adaptado a realidade brasileira, tendo o certificado de conclusão emitido aos aprovados pela própria HL7™ International e com validade global.

Durante o curso, os alunos deverão desenvolver um projeto de conclusão, através de casos de uso gerados pelos próprios alunos para resolver uma problemática do mundo real por eles definida e  além de estudarem o rico e vasto conteúdo, responder aos questionários e realizar as atividades práticas propostas.

Esta formação é preparatória para o processo de certificação como especialista HL7™, outra grande conquista do HL7™ Brasil, negociada e obtida pelo Dr. Marivan, onde o aluno brasileiro poderá realizar o exame de certificação sem necessidade de deslocamento a um dos locais ou centros autorizados para realização do exame, que até então não existiam no Brasil.

O HL7™ Brasil é o único centro autorizado no Brasil para aplicação de exames de certificação e segue com mesmo rigor e qualidade o processo certificatório da HL7™ International.

hl7_badges

Outra excelente opção de curso é a Edição da Formação em openEHR, que também é uma norma adotada pela 2073/2011-MS, o qual é definido por um modelo de informações e arquétipos.

interopera_openehr_1adl_work_bench

Ambos são cursos 100% on-line, teórico-práticos, onde o aluno estuda em ritmo e tempo próprios. São oferecidos serviços de tutoria, encontros virtuais agendados conforme a disponibilidade da turma, participação no ciclo de seminários internacionais, acesso ao acervo de palestras dos ciclos de seminários, grupos de trabalho e discussões e incentivamos através do fórum do curso, debates entre os participantes.

Você pode obter maiores informações visitando o website do Instituto HL7™ Brasil, realizar sua associação e se inscrever em uma ou mais formações que estão com matrículas abertas e terão início na segunda quinzena de setembro/2016.

Ficaremos felizes em tê-los conosco sendo um membro associado, voluntário e/ou aluno!

Marivan_ChairDr. Marivan Abrahão, MD – HL7™ Brasil Chair

Quero saber mais sobre o HL7™ Brasil