Participar deste curso é bem diferente de um curso presencial, baseada em ensino em classe. Se você nunca teve a oportunidade de participar de algum curso a distância, eis algumas características importantes que você deve entender para que seu aproveitamento seja o melhor possível neste curso:

As aulas expositivas são diferentes: neste curso as aulas expositivas ssão dadas na forma de vídeos pré-gravados, que você pode assistir quando quiser, sem hora marcada. Embora estejam disponíveis o tempo todo, recomendamos que você assista-as em um ritmo constante, idealmente uma ou duas por semana. Além disso, em cada módulo do site existem outros recursos para você aprender por conta própria. os módulos serão liberados para acesso uma vez por semana, para que você siga uma certa ordem, com constância e disciplina, porém os que já foram abertos continuarão disponíveis até o final do curso.

Você constrói seu próprio conhecimento: O material exposto é o mínimo necessário que o professor acha que você precisa para aprender os temas propostos. Depende de você, depois disso, aprofundar seu conhecimento com os materiais adicionais sugeridos, ou fazendo pesquisa na Internet ou em bibliotecas. Em geral, se acha praticamente tudo on-line. Aproveite também, e use o glossário recomendado para este curso toda vez que não entender algum termo.

Você precisa ter disciplina, hábito e persistência: a maior causa de desistência dos alunos de um curso a distância é a falta de auto-disciplina e de criação de um hábito eficaz de estudo. Reserve pelo menos 3 a 4 horas por semana para estudar o material de um módulo e responder ao questionário de avaliação do conhecimento. Tente criar um hábito (por exemplo, dois dias por semana, das 9 às 11 da noite), como se você estivesse tendo o compromisso de ir a um curso presencial. Não desista do curso se em uma semana não der para cumprir o prometido (como se você tivesse “faltado”): os materiais continuam disponíveis e você pode compensar o tempo perdido se dedicando em dobro. Nunca “falte” mais de uma semana, pois ai você terá que triplicar ou quadruplicar o trabalho em uma semana só, e evidentemente a chance de você conseguir tempo para isso será muito baixa!

Responda ao questionário de avaliação: O segundo fator de sucesso no aprendizado on-line é você responder aos questionários de avaliação, pois ele auxilia o professor a avaliar o seu progresso no curso e atribuir um conceito à sua participação.

Participe das discussões, expresse-se: O aprendizado a distância não é centrado na figura do professor, como acontece na sala de aula. É centrado no aluno, portanto sua eficiência, dinamismo e motivação vão depender de você, de sua participação. O diálogo é implementado através das ferramentas de comunicação disponíveis no site, que são básicamente os fóruns de discussão. Não se iniba, faça perguntas, responda aos desafios colocados pelo formador, e participe dos debates. É através deles que boa parte do seu aprendizado complementar vai se efetuar. Se você não “falar” nada durante a parte a distância do curso, você será um aprendiz invisível para o professor e demais aprendizes, em suma, você não “existirá”.

Verifique e registre seu progressoaprender é progredir. O objetivo do ensino é um só: mudar alguma coisa em você. Portanto, da mesma forma que o médico faz o seguimento do paciente em vários momentos após a terapia, para se assegurar que houve efeito, você deve avaliar seu próprio progresso. Use o diário do aluno para registrar o que você fez em uma determinada sessão de estudo, e quais as dificuldades e facilidades que teve. Use o questionário de acompanhamento de atividades para seu próprio registro e para dar um feedback do seu progresso para o professor. Ele poderá revisar revisar a ambos, periodicamente, e sugerir ações que melhoraráo o seu aprendizado.

Roteiro de Estudo das Aulas

O curso é organizado em várias aulas, cada módulo tratando de um tema específico do curso, ou, seja, relativo ao openEHR e conhecimentos subsidiários. No site, cada aula é organizada em uma caixinha numerada, como no exemplo abaixo:

I_Curso_OnLine_de_Capacitacao_em_openEHR_img_9

Para acessar cada recurso ou ferramenta, basta clicar no título de cada linha.

Os vários recursos e ferramentas disponíveis na plataforma de ensino e aprendizado utilizada no curso são identificados por um ícone:

I_Curso_OnLine_de_Capacitacao_em_openEHR_img_10

A seguir recomendamos qual é a sequência de estudo que você pode seguir em uma aula:

1. Inicie o estudo do curso primeiramente lendo o Roteiro de Estudo do Módulo. Esse passo é muito importante, pois ele dá uma visão geral do curso, seus objetivos gerais, tópicos que serão tratados, estrutura das aulas, demonstrações, videos instrucionais, leituras, exercícios e tarefas, avaliação do seu aprendizado, etc.;
2. Em seguida assista a(s) video-aula(s) gravada(s). Essas aulas constam geralmente de slides acompanhados do áudio e/ou vídeo do professor, e duram entre 20 a 60 minutos, sendo algumas vezes divididas em dois segmentos de menor duração, para facilitar. Usando os controles da tela de exibição, você pode parar, pausar, retroceder e avançar, como se fosse um gravador de vídeo. Você também pode exibir o vídeo em tela cheia, se quiser;

I_Curso_OnLine_de_Capacitacao_em_openEHR_img_11

3. Ao assistir a aula, faça anotações, para fixar o seu aprendizado.
4. Reveja os slides das aulas em formato PDF, usados pelo professor, para reforçar alguns temas. Você pode rever a vídeo-aula e os slides quantas vezes desejar, e na hora que puder;
4. O mais cedo que você puder, logo após a vídeo-aula, responda ao questionário de avaliação da aula, ou seja, o que você achou da mesma quanto à qualidade. Sua opinião é muito importante para nós, com a finalidade de aperfeiçoar o seu aprendizado;
5. Quando tiver tempo, entre no site e roteiro de estudos do módulo novamente, e leia os materiais de estudo recomendados, que ampliarão e aprofundarão o seu conhecimento sobre o tema. Existem leituras básicas e leituras de aprofundamento. Visite os sites da Internet recomendados pelo professor, também;
6. Faça os exercícios práticos e tarefas adicionais propostas, para ajudar a sedimentar os conceitos através de uma visão concreta das aplicações. Alguns exercícios pedem que você colete os resultados dos mesmos em um arquivo DOC, usando um processador de texto comum, ou que escreva em um espaço próprio (formulário). Outros pedem que você coloque o resultado no fórum de discussão, para outros alunos verem e participarem;
7. Se tiver dúvidas ou perguntas a fazer fora de classe sobre a matéria de uma aula, ou do material de leitura, coloque-as por escrito no fórum de dúvidas e discussão geral do curso. O professor ou o tutor as responderá em 1 a 3 dias. Debata também os temas propostos pelo professor, com ele e seus colegas (são propostos um a três temas por módulo);
8. Finalmente, responda ao teste de avaliação do conhecimento. São 5 a 10 questões de múltipla escolha em cada módulo, o que geralmente tomarão cerca de 15 minutos do seu tempo. O sistema é auto-corrigido, ou seja, você saberá a nota que tirou assim que terminar. Geralmente ele é disponibilizado mais no final do tempo dedicado ao módulo, de modo que fique alerta aos avisos;
9. Após completar um módulo, entre no questionário de auto-avaliação do módulo, e clique na opção que mais se aplica ao seu aproveitamento do mesmo. Deste modo, o professor também poderá acompanhá-lo e ajudá-lo em caso de necessidade ou atraso.

I_Curso_OnLine_de_Capacitacao_em_openEHR_img_12

Videoconferência/Videochat

A realização de encontros semanais entre os participantes, tutores e professores será marcada episodicamente e figurará no calendário de eventos do site do curso, com data e hora marcada (evento sincrônico).

I_Curso_OnLine_de_Capacitacao_em_openEHR_img_13A plataforma de videoconferência utilizada (Adobe Connect) do Instituto Edumed oferece vários recursos para o participante, tais como transmissão de áudio e vídeo, compartilhamento de documentos em PDF, exibição sincronizada de slides, quadro branco, enquetes em tempo real, quadro de perguntas e respostas, chat de texto, etc.

Para utilizar a plataforma de videoconferência, você deve entrar no site do curso, e clicar no ícone da Classe Virtual, no canto superior esquerdo da tela principal.

 

 

 

Em seguida, informe ao Adobe Connect que você entrará como convidado, digite seu nome completo, e clique no botão Entrar na sala.

I_Curso_OnLine_de_Capacitacao_em_openEHR_img_14

Não é necessário digitar login e senha.

Para entender os vários recursos e ferramentas disponíveis na plataforma de videoconferência, assista antes ao vídeo instrucional existente no site do curso. Você pode fazer perguntas e comentários de duas maneiras: usando o chat de texto, ou usando o seu microfone. Caso queira falar, é obrigatório que você esteja usando fones de ouvido, e não alto-falantes no seu computador.

A interface do Adobe Connect exige a última versão do Adobe Flash Video instalada em seu computador. Para usar em dispositivos portáteis com sistema operacional iOS ou Android, você deve baixar antes, e instalar, o app do Adobe Connect, que é gratuito.

I_Curso_OnLine_de_Capacitacao_em_openEHR_img_15

Todos os videochats e palestras feitas através da videoconferência são gravadas e posteriormente disponibilizadas no site do curso.

Diário do Aluno

Coloque aqui o seu registro diário do seu progresso no curso, tais como o que você estudou, o que falta completar, dificuldades e obstáculos, anotações de aula para uso próprio, etc. Essas anotações são particulares, e apenas o professor pode visualizá-los (e atribuir uma nota de avaliação, eventualmente, porém não obrigatoriamente). Não coloque contribuições que podem ser de valor para outros colegas ou expresse dúvidas ou perguntas. Para isso use o fórum geral de discussões ou mensagens particulares para o professor.

FAQ: Dúvidas Mais Frequentes

Antes de fazer uma pergunta sobre o funcionamento do curso, verifique aqui se ela já foi respondida, para evitar duplicidade. Novas perguntas devem ser colocadas no fórum de discussão.

Mural de Avisos e Notícias sobre o Curso

Uma área do site do curso é dedicada às notícias e avisos colocados pelos professores para os alunos. Estas mensagens também são distribuídas automaticamente por email para todos os participantes. Somente os professores podem postar. Se você quiser postar alguma coisa, use o fórum de discussão geral para isso.

Perfil do Participante

Com o objetivo de humanizar o relacionamento entre os alunos, tutores e professores do curso, existe uma área do site onde você pode colocar o seu perfil biográfico e profissional breve, e colocar uma foto, além de outros dados que julgar interessantes, como endereço, telefones, áreas de interesse pessoal e profissional (tags), etc.

Embora seja opcional, recomendamos fortemente que o mesmo seja preenchido, além da participação no fórum de auto-apresentação, descrito abaixo.

Fórum de Auto-Apresentação

Como atividade inicial para construir este grupo de aprendizagem, gostaríamos que você se apresentasse aos professores e colegas, descrevendo brevemente os seguintes ítens:

  • onde você trabalha,
  • qual é a sua linha de trabalho ou especialidade,
  • o que o motivou a participar deste curso virtual,
  • como é sua família, quais são os seus hobbies, e tudo mais que você queira compartilhar conosco.

Auto-Avaliação Crítica Final

A avaliação crítica e nota final do seu desempenho, dadas pelo professor, para fins de recebimento do certificado, dependem de você colocar aqui uma auto-avaliação por escrito, em que você deve expressar sua opinião sobre quanto o curso contribuiu para o aumento do seu conhecimento, como você julga que foi seu desempenho de aprendizado, e qual o seu grau de satisfação com os resultados atingidos, em relação às metas e objetivos que você tinha fixado para este curso.

O professor atribuirá uma nota final, levando em conta suas notas parciais durante o curso, e ajustes realizados em função da avaliação do seu desempenho, assiduidade, etc. Você terá direito a receber o certificado de aprovação apenas se essa nota final for igual ou superior a 7 (sete).

Bibliografia e Recursos de Estudo

Um número razoável de indicações de livros, artigos, manuais, relatórios técnicos, documentos legais (como portarias e leis relevantes), sites recomendados, etc., referentes aos temas tratados ao longo do curso, são fornecidos ao aluno através da seção de Bibliografia e Recursos de Estudo. A grande maioria dos recursos são on-line, com acesso gratuito.

Nos roteiros de estudo você encontrará também as indicações de leitura para estudo do módulo, que são divididas em dois grupos: básicas e de aprofundamento. Procure sempre ler as bibliografias básicas indicadas, pois elas são essenciais para o estudo neste curso (não se valha apenas das aulas expositivas para aprender).

Download dos Materiais do Curso

A área de download do site contém arquivos zipados com material do curso, slides, etc., que podem ser descarregados para uso exclusivamente pessoal pelos alunos inscritos. Não distribua para terceiros ou coloque na Internet, sem autorização prévia.

Para descompactar os arquivos você precisa de um programa do tipo UNZIP, PKZIP, etc., dependendo do seu sistema operacional.

Pré-requisitos Técnicos para Participação

Para participar deste curso são necessários:

  • Um computador tipo PC, com sistema operacional Windows versões XP ou superior, com memória mí­nima de 1 GB, disco rígido, monitor de vídeo colorido, mouse e teclado, e placa de som, com microfone e fones de ouvido conectados;
  • O site do curso deve funcionar também com sistema operacional Apple MacOS ou iOS, bem como Android, Linux e derivados, porém não foram todos testados e não podemos garantir que funcione em todos;
  • Conectividade à Internet e Web através de um provedor de acesso, em conexão de banda larga mínima de 2 Mbps (a banda larga é necessária apenas se você quiser visualizar os vídeos);
  • Um software de navegação na Web, como Internet Explorer, Firefox, Safari. Chrome. Opera ou similar;
  • Um software de leitura de documentos em padrão PDF, como o Adobe Acrobat Reader ou similar;
  • Plugins Windows Media Player e Adobe Flash Video Player, ambos versáo mais recente;
  • Um software de compressão e descompressão de arquivos (ZIP).

Softwares Aplicativos Necessários

Todos os softwares aqui listados podem ser baixados e usados gratuitos (freeware).