Se você ainda tem alguma dúvida sobre a qualidade dos Cursos Online de Capacitação em OpenEHR, confira abaixo o que as turmas anteriores disseram.

II Cursos Online de capacitação em OpenEHR

“O curso contribuiu consideravelmente para a aprendizagem do padrão OpenEHR e o seu relacionamentos com outros padrões.
Foi possível compreender como funciona o CKM, e outras ferramentas destinadas ao OpenEHR, isso auxiliou muito no entendimento do padrão e como pode ser aplicado no dia-a-dia.
Os testes de avaliação contribuíram bastante para fixar o entendimento do que foi apresentado, sendo nítido visualizar o progresso da compreensão do assunto ao decorrer das semanas.
Qual a duração do curso foi muito boa, utilizou um tempo ideal, não sendo curto que pudesse prejudicar o entendimento do que estava sendo apresentado, e não foi longo que pudesse criar o desinteresse.
Apenas os exercícios práticos tive um pouco de dificuldade no entendimento, o texto estava um pouco ambíguo, um exemplo foi na questão do arquétipo onde a justificativa da nota foi devido a ter sido copiado um arquétipo, sendo que o entendimento do exercício era sobre o teste da ferramenta de modelagem, assim copiar um arquétipo inteiro ou criar um fictício não faria diferença, além de que no exercício não estava descrito que não era permitido.
A cópia de um arquétipo que foi criticada permitiu entender melhor o relacionamento da ferramenta, pois espera-se chegar no mesmo resultado, e utilizaria muito mais recursos, porém o mesmo o erro que apareceu no vídeo do módulo não foi explicado como corrigir, ou o porque acontece, sendo mencionado apenas a cópia.
Independente disso com certeza fiquei muito satisfeito com o resultado final, pois com certeza foi atingido o objetivo que era entender como funcionava o padrão e como poderia ser aplicado no desenvolvimento das aplicações.
Agora espero que ocorra outros treinamentos que permitam fechar o ciclo completo do desenvolvimento, a exemplo do HL7 e FHIR”
“Avaliação Crítica Final
A área de TI em saúde é uma vasta área de atuação complexa e que possuo pouca experiência. Vi que há poucos profissionais de TI nesta área, logo decidi ingressar nesta carreira profissional. Então fui em busca de soluções e conhecimentos que tratem do registro e das normalizações necessárias para a gestão do conteúdo gerado. Sempre imaginei que seria necessário respeitar normas, regras e padrões para que as informações não fossem fragmentadas, imprecisas e vulneráveis aos problemas comuns que as informações podem estar submetidas.
Com a finalidade de compreender melhor os conceitos de prontuário eletrônico , registro eletrônico de informações em saúde e conhecer recursos que tratem do tema, encontrei assuntos relacionados ao openEHR que me chamaram a atenção. Em pesquisa sobre encontrei o instituto HL7 o qual vi que havia muito conhecimento disponível e com professores de alto nível. E assim decidi realizar a matrícula no curso de capacitação em openEHR.
Em relação ao curso posso afirmar que foi uma grande fonte de conhecimento. Não imaginava que o assunto (TI em saúde) pudesse envolver tantos contextos diferentes para uma única finalidade: manter as informações em saúde cada vez mais íntegra, disponível, segura e interoperável. Conheci diversas instituições que têm a missão de sugerir, debater, criar, normalizar e impulsionar a tecnologia da informação para melhor atender as necessidades das organizações de saúde. Conheci órgãos internacionais de padronização tecnológica, recursos internacionalmente discutidos, portarias definidas pelo CFM e ANS. Projetos que tratam da implantação dos recursos estudados.
A minha avaliação em relação ao curso é completamente favorável a disseminação deste conhecimento. Acredito que há muito o que influenciar na nossa realidade e na formação de profissionais que desejam e possuem interesse nesse tema. Não é fácil encontrar conteúdo atualizado principalmente em língua portuguesa. O professor Renato Sabbatini sempre estava em contato com os colegas de curso para manter a interação. Pretendo em breve continuar o aprimoramento do conhecimento com os cursos da instituição. O curso atendeu muito bem aos meus objetivos.
Em relação ao meu aprendizado obtive um ótimo aproveitamento. Mesmo no corre-corre de todo santo dia, em um momento ou outro tentava ler e assimilar o conteúdo dado no curso. Como o conteúdo foi disponibilizado para download poderei revisar e me aprofundar com mais tempo no que foi dado, conteúdo que por sinal pude associar a vários contextos do meu trabalho.”
“Considero que meu aproveitamento no curso bom!
Poderia ter me dedicado mais e estudado mais.
O curso esclareceu bastante a importância, os conceitos e práticas do openEHR e HL7.
Não tenho dúvidas de que o projeto que trabalho irá melhorar sua qualidade com a adoção dos assuntos que tratamos no curso.
Gostei da metodologia, da didática e qualidade dos professores.
Fiquei satisfeito com o resultado atingido, ficou dentro das minhas expectativas.”
“No curso aprendi que existe vários padrões de informação em saúde, padrões para interoperabilidade como HL7, padrões para armazenamento de registro eletrônico como OpenEHR entre outros, todos são de extrema importância para que profissionais de informática possam desenvolver software melhores, eficientes e seguros. O curso foi bastante proveitoso e pretendo estudar mais a fundo o padrão openEHR para criar software de Registro Eletrônico baseado em modelos de arquétipos, com isso podemos garantir que as informações sejam gravada de forma padronizada e interoperavel, também garantimos que o software exija menos alterações por parte dos programadores, uma vez que basta alterar os templates de acordo com a necessidade dos clientes.”
“Este curso foi de bastante valia para mim.
Estava iniciando o meu processo de aprendizado sobre padrões e arquétipos e o curso conseguiu com maestria me direcionar pelo caminho certo.
Hoje o meu conhecimento e aprofundamento é muito maior.
Tive algumas dificuldades na construção propriamente dita do arquétipo pois quis inovar e construir um arquétipo preliminar do que eu precisarei construir no meu doutorado e não copiar um exemplo dos professores. Para isto, utilizei a ferramenta recomendada mas tive algumas dificuldades de incorporar arquétipos já existentes.
Mas de um modo geral, o curso foi excelente e estou recomendando o mesmo a outros alunos.”
“Auto-avaliação final
O curso contribuiu sobremaneira para aumentar o meu conhecimento porque tudo é novidade para mim. Os professores demonstram domínio da área, a plataforma funciona muito bem e os recursos utilizados são muito ricos. Fiquei surpresa com a extensão do conteúdo e tive dificuldade em compatibilizar as atividades do curso com a rotina.
Por ser meu primeiro contato com o openEHR é necessário mais tempo para apreender os conceitos apresentados. Contudo fiz os testes e exercícios sem dificuldade, exceto a assinatura do pdf (obter o certificado no caCert.org é simples mas assinar o pdf não foi intuitivo).
Não foi possível explorar todos os recursos disponibilizados, no entanto considero que meu rendimento foi bom e que atingi meu objetivo pois consegui me familiarizar com os novos conceitos e ferramentas. Essa era exatamente minha expectativa.
Meu grau de satisfação com o curso é “ótimo”!”
Sandra Silva Mitraud Ruas

I Cursos Online de capacitação em OpenEHR

O curso foi extremamente proveitoso para mim, em especial a parte prática de desenvolvimento dos arquétipos … Eu acredito que atingi os meus objetivos no curso, e me sinto muito mais preparado para colaborar com o openEHR como clínico. Tiago Bittencourt Silva

Minhas expectativas com curso foram alcançadas. O conteúdo trabalhado foi excelente e contribuiu bastante com aquilo que eu já conhecia e, também, com alguns assuntos novos para mim. Renata Dutra Braga

Adaptei-me muito bem a metodologia empregada nos cursos oferecidos a distância pelo Instituto HL7, logo não encontrei nenhum problema, estando muito satisfeita. Patricia Miranda Fugimoto

Eu pude aprender muito com esse curso online, assim como com o curso de HL7 que ocorreu ano passado. Eu já desisti de um curso online na área da saúde por considerá-lo extremamente fraco. Tinha uma opinião horrível quanto a esses cursos até conhecer os cursos online da HL7 Brasil. Realmente posso dizer que os organizadores estão de parabéns! Leandro Guimarães

…o interesse pelo assunto e a qualidade dos docentes foram suficientes para encontrar espaço e assistir a TODOS os vídeos. Alguns deles, mais de uma vez. Salvo engano, TODOS os links foram seguidos e documentos correspondentes “consumidos”. Não tenho dúvidas do avanço e da melhor compreensão que hoje possuo sobre o assunto. Fábio Lucena

Entendo que o curso foi muito bem elaborado e ministrado por professores com vasto conhecimento no tema, atendeu muito bem às minhas expectativas. Ricardo Passos Mayer

Os objetivos do curso foram conquistados. O conhecimento proposto foi sem duvida agregado, possibilitando uma ampliação de entendimento e visão. Larisse Ramos

I think we need to develop a methodology in openEHR that works like what you have done there. I’m trying to think of how we can get your (collective) wisdom on this into openEHR, assuming of course that you have some time one day to spare on giving us a lesson on e-learning. I don’t want to try to re-invent any of this. Thomas Beale

Gostei muito do curso, aprendi muito, estou com muita vontade de achar um jeito de usar muito tudo aquilo que aprendi. Gostei muito das aulas, acho que o conteúdo caminhou de maneira crescente e foi bem ministrado, tiveram aulas que confesso precisei assistir duas ou três vezes, mas acho que isso é bom para entender bem o conteúdo. Salime Hadad