Você está convidado a assistir a Sessão Livre do 5º Ciclo do “On-Line International Seminars on Health Information Technologies and Standards“,  numa realização do Instituto HL7 Brasil.

Palestra:

CDS Hooks: um Novo Padrão para Sistemas de Apoio à Decisão Clínica

Data: Segunda-feira – 15 de Outubro de 2018
Horário: 20:30-21:30h (horário de Brasilia)
Local : Auditório Virtual do Instituto HL7 Brasil
Inscrição : Gratuita

A palestra será por web videoconferência interativa.

 

PALESTRANTE :

Guilherme Del Fiol, MD, PhD
Professor associado Departamento de Informática Biomédica da Universidade de Utah
Co-chair do Health Level Seven (HL7) Clinical Decision Support Work Group

 

RESUMO DA PALESTRA:

Vários padrões foram criados para facilitar o desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão clínica integrados com o prontuário eletrônico do paciente (PEP). Especificações anteriores incluem padrões para representação do conhecimento, como Arden Syntax e GELLO, e padrões de serviços Web, como HL7 Decision Support Services (DSS) e Infobutton. Com a rápida adoção do padrão HL7 FHIR (Fast Health Interoperability Resources), se tornou necessário o desenvolvimento de um novo mecanismo para a integração de serviços Web de apoio à decisão clínica com o PEP que foi chamado de “CDS Hooks” (https://cds-hooks.org/).  O CDS Hooks permite a invocação de serviços Web mediante certos eventos no PEP, como a abertura de um prontuário ou prescrição de medicamentos. Dados relevantes do paciente são incluídos na transação em formato FHIR e recomendações de apoio à decisão são retornados ao PEP. O CDS Hooks deve viabilizar um “marketplace” de serviços Web fornecidos por terceiros, independentemente do PEP usado pelo profissional de saúde. O objetivo desta palestra é fornecer uma breve descrição da especificação CDS Hooks, demonstrar exemplos de aplicativos usando o CDS Hooks e descrever o atual estado de desenvolvimento e adoção do padrão.


 CURRICULO DO PALESTRANTE:

– Professor associado no Departamento de Informática Biomédica da Universidade  de Utah
– Co-chair do Health Level Seven (HL7) Clinical Decision Support Work Group.
– Médico pela Universidade de São Paulo, PhD em Informática Biomédica pela Universidade de Utah
– Fellow do American College of Medical Informatics (ACMI).
Anteriormente ocupou posições de professor assistente no Departamento de Medicina Comunitária e de Família na Duke University e de gestor do conhecimento clínico na Intermountain Healthcare. Foi o autor principal do padrão HL7 Infobutton e colaborou no desenvolvimento de vários padrões para sistemas de apoio à decisão clínica. É também líder do projeto OpenInfobutton (www.openinfobutton.org), uma comunidade de software aberto que inclui ferramentas e serviços web que auxiliaram na implementação de infobuttons em várias instituições de saúde nos Estados Unidos.

Clique aqui para se inscrever
ou use seu QR Code Reader